Você se sente esgotado no trabalho?
Se a resposta foi sim, você não está sozinho.
Recentemente a empresa Pulse, revelou um estudo onde mostra que 81% dos trabalhadores estão se sentindo dessa forma.
A pesquisa ainda mostrou que 60% dos colaboradores relatam estar se sentindo sem disposição para trabalhar, e 67% sentem que precisam provar seu valor no emprego.
Uma vida profissional desgastante e sobrecarregada pode gerar sérios danos psicológicos.
Mas o que significa sobrecarga no trabalho?
A sobrecarga de trabalho é caracterizada pelo excesso de demandas, jornadas de trabalho excessivamente longas, prazos curtos e outras questões que contribuem para a pressão sobre o trabalhador.
Além disso, essa sobrecarga reflete de forma negativa tanto no físico quanto no campo psicológico, pois o corpo humano tem seus limites e não respeitá-los aumenta as chances de desenvolver doenças psicológicas com consequências irreversíveis.
Uma das condições mais conhecidas que já abordamos aqui na página é a Síndrome de Burnout, causada pela pressão dentro do ambiente de trabalho.
A ansiedade e o estresse também entram nessa lista.
Como identificar a sobrecarga no trabalho?
Os principais sinais são baixos repentina na produtividade sem motivo aparente, dores aleatórias no corpo, dores de cabeça, medos excessivos, alterações nas horas de sono e alimentação.
É importante saber que o empregado acometido por alguma doença psicológica que o impossibilite de continuar na função, deve ser afastado do trabalho por um médico.
Além disso, o trabalhador pode ter direito a indenização por acidente de trabalho.
⠀
Também é indispensável que o empregado realize a perícia médica para poder receber o auxílio por incapacidade temporária.
Caso não consiga reabilitar a capacidade para realizar as suas atividades, será concedido o direito à aposentadoria por invalidez.
⠀
É obrigação da empresa manter um ambiente de trabalho respeitoso e saudável.
⠀
Sua saúde mental tem que ser levada a sério!
OAB/RJ 141.527