Você sabia que é possível receber um benefício do INSS mesmo estando empregado? Estamos falando do auxílio-acidente.
Mas, o que é o auxílio-acidente?
É um benefício concedido pelo INSS ao trabalhador segurado que sofre um acidente ou é acometido por doenças de qualquer natureza, resultando em sequelas permanentes que reduzem sua capacidade laboral.
É necessário que haja relação direta com o trabalho?
Não é obrigatório que o acidente ou doença tenha relação direta com o trabalho para a concessão do auxílio-acidente.
Posso voltar a trabalhar e ainda receber o auxílio-acidente?
Sim, o auxílio-acidente é compatível com o retorno ao trabalho, pois é considerado uma indenização pelo INSS. Portanto, você pode receber o benefício juntamente com o salário.
Qual será o valor recebido?
O valor do auxílio-acidente corresponde a 50% do salário de benefício que originou o auxílio-doença acidentário, ajustado pelas atualizações aplicáveis aos benefícios do INSS.
E se eu me aposentar, continuo recebendo o auxílio-acidente?
Não, o auxílio-acidente é interrompido com a aposentadoria. No entanto, o período em que o benefício foi recebido conta para o cálculo do salário de contribuição na concessão da aposentadoria.
Para obter mais informações sobre o tempo de carência, o processo de solicitação e outros detalhes deste benefício previdenciário, entre em contato conosco. Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas. Acesse o formulário ou utilize nossos canais de atendimento disponíveis.
Dr. Valdenir Vanderlei
OAB/RJ 141.527