Você sabia que as atividades exercidas pelos Bancários são conhecidas como sendo a maior causadora de doenças psicológicas?
E que essas doenças são equiparadas como acidente do trabalho?
Estresse, cansaço excessivo, depressão, síndrome do pânico, crises de ansiedade, síndrome de Burnout, dentre outras, são as principais doenças que acometem os trabalhadores dessa classe, em razão da pressão e cobranças de metas abusivas no ambiente de trabalho, bem como pelo risco de sequestros e assaltos.
Em 2020, mais de 20 mil bancários foram afastados, segundo dados do INSS.
Considerando apenas os afastamentos acidentários, os transtornos mentais e comportamentais (como stress, depressão, síndrome do pânico) corresponderam a 55% em 2021, em 2022 este volume era de 30% do total.
Atenção:
Sendo constatado que a doença do bancário tem relação com o trabalho, é devido benefício previdenciário e indenização na esfera trabalhista.
BRASIL DE FATO. Com número alarmante de afastamentos, bancários querem melhores condições de trabalho. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/08/02/com-numero-alarmante-de-afastamentos-bancarios-querem-melhores-condicoes-de-trabalho. Acesso em: 18 jun. 2024.
OAB/RJ 141.527